Seguidores

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ter ou viver (Sérgio Antônio Meneghetti)


Quando abrimos os olhos pela primeira vez, temos apenas nós mesmos, porque na verdade ainda não temos o poder de ter.

Quando os olhos se fecharem pela última vez, sabemos que nada temos a não ser nós mesmos, porque aí percebemos que não temos o que pensamos ter.

Entramos e saímos da vida com a ilusão de possuir algo, e que quanto mais possuirmos maiores seremos, somente acordamos quando a ilusão de possuir acaba com a perda das coisas aparentemente intermináveis.

Nada possuímos nesta escola chamada vida, mas o não possuir não diminui o ser, pelo contrario, quanto maior for esta consciência melhor seremos.

O ser tem que "ser" acima de querer ter, e o "ser" só se consegue quando este faz de sua vida o "viver", e viver não é apenas existir.

Viver é conhecer o que a vida oferece, tanto tristezas como alegria, tanto cansaço como descanso, tanto a dor como o amor, tanto o inimigo como o amigo, tanto a pobreza como a riqueza, assim como a morte e a vida.

Não deixe a vida te conduzir, antes seja o condutor desta.

Só a vida é verdadeiramente tua, presente maior da criação, e que o importante é "ser".

Não fique na sombra da vida descansando ou esperando os acontecimentos virem ao teu encontro, seja você a luz de tua vida, vivenciando a cada minuto com amor e coragem.

Esta tua existência poderá ser acompanhada de duas coisas; conhecimento adquirido na luta e a amizade pura das pessoas que estiveram presente enquanto lutava.

O mais importante não é "ter" para viver e sim viver para "ser".


SERGIO ANTONIO MENEGHETTI                                                20/02/04

Sergio Antonio Meneghetti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário